Runarcana RPG

Nexus

DOCUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DO RUNARCANA RPG

Última atualização em: 28/11/21

Bem vindos ao Nexus, o Documento de Desenvolvimento de Sistema do Runarcana RPG, um documento elaborado para elucidar quaisquer dúvidas a respeito do que é o Runarcana RPG, seu objetivo, qual a proposta dele, quais são as diretrizes de seu desenvolvimento, como é possível colaborar com o projeto, informações sobre como utilizá-lo para a criação de material derivado, entre muitos outros tópicos. 

Esse documento detalha a proposta do Runarcana RPG, desenvolvendo assim um padrão para as diretrizes de desenvolvimento do sistema, as premissas que norteiam o desenvolvimento do mesmo, rumo ao seu objetivo de se tornar um sistema autônomo e independente, para jogar aventuras de RPG no mundo de League of Legends, seu propósito inicial desde sua criação em 2018.

Como é comum com RPG, muito texto está adiante, essa quantidade já age como um filtro para que pessoas que não tenham sinergia com esse espírito de ler já não avancem, o que faz com que muita coisa seja poupada e entre elas, o tempo, tanto nosso quanto o seu. 

Abaixo estão todas as diretrizes que guiam o Runarcana, com tópicos e pontos explicativos para que seja fácil entender o motivo de algumas decisões, entrar em sinergia com os parâmetros que guiam o sistema e seu desenvolvimento e também, muitas vezes, para solucionar dúvidas que porventura venham a surgir.

  • História

Durante os três primeiros anos de desenvolvimento do Runarcana RPG, várias pessoas passaram pela equipe que ajudou a desenvolver o sistema, cada uma delas deixou um pouco de suas ideias e sua força de trabalho para a elaboração desse sistema. Tal rotação de pessoas em diversos graus de envolvimento com o núcleo do sistema, cada uma com visões e propostas diferentes, acabaram por dar direções confusas para o mesmo, vindo a entrar em conflito em diversas etapas do desenvolvimento.

As bases desse sistema, que nasceu como uma ramificação de Dungeons & Dragons 5ª edição, com o objetivo de eventualmente se tornar um sistema próprio, são os seguintes sistemas de RPG, AD&D 2nd, D&D 3.0 e 3.5, Pathfinder, D&D 4.0, D&D 5.0 e GURPS, mas não se limitando a esses.

Em 2020, o Runarcana RPG se tornou um projeto licenciado pela Riot Games através de um contrato de licenciamento, o que faz com que existam responsabilidades adicionais no desenvolvimento desse projeto, desde comportamentais até mesmo numa maior observância e cumprimento do que tal contrato exige.

  • Proposta

A proposta primordial do Runarcana RPG é a consolidação de um sistema de RPG de mesa capaz de ser usado para os mais variados tipos de histórias, desde terror, passando por aventuras épicas, narrativas lúdicas e divertidas e até mesmo dramas complexos, todos situados em Runeterra e com um toque temático que invoque a sensação de ser situado nesse mundo.

Essa proposta se valida no conceito do RPG de mesa tradicional, no qual todos elementos tem seu espaço e propósito, não servindo apenas para enfeite ou para serem negligenciados em prol de tendências narrativas, com um enfoque na interpretação e exploração somados a momentos de combate com cada um tendo seu espaço de destaque, algo chamado também de Três Pilares.

  • Conformidade com a Lore

Runarcana RPG tem a missão de estar em conformidade com a lore canônica de League of Legends. Na teoria isso significa que informações canônicas tem precedência sobre informações oficiais e informações do sistema. Na prática isso significa que qualquer coisa construída no Runarcana RPG pode ser modificada uma vez que surjam novas informações que inviabilizam o que está escrito.

Entenda que isso não faz com que o Runarcana RPG seja totalmente canônico, muitas informações ausentes são preenchidas com criações da equipe de desenvolvimento para que as peças possam se encaixar, no entanto, como dito acima, uma informação que esteja errada ou se torne errada com algum lançamento será reformulada para entrar em conformidade.

  • Material Oficial

Runarcana RPG é um projeto livre para usufruto da comunidade, no entanto, o material oficial é apenas aquilo que é veiculado pelos sites oficiais (runarcana.org e wiki.runarcana.org), qualquer material além disso é considerado “Homebrew/ Regras da casa” e, portanto, responsabilidade de seus próprios criadores, assim como acontece com os materiais produzidos pelo Runarcana Academy, que também são considerados Homebrew, especialmente por não serem produzidos com os conceitos de balanceamento em mente.

  • Balanceamento

O balanceamento do Runarcana RPG não é pensado com foco estrito a combate, algumas combinações são mais fortes que outras para o pilar de combate e isso é esperado. Qualquer combinação que tenha mais força em um dos três pilares, acaba tendo menos força nos outros dois e isso também é esperado. Dessa forma, cabe ao mestre saber dosar a proporção dos três pilares em sua aventura, podendo aproveitar o sistema em toda sua expressão.

  • Três Pilares

Conforme mencionado anteriormente, o Runarcana RPG é desenvolvido segundo o conceito dos Três Pilares: Interpretação, Exploração e Combate. Os três pilares são de igual importância e devem ser refletidos na construção do sistema bem como proporcionando que o sistema possa apresentar propostas de aventuras que explorem esses três pilares em igualdade. O balanceamento do sistema buscará sempre que existam opções para os três pilares, fazendo com que sempre existam recursos interessantes para algum dos três pilares.

Combate

Esse é o pilar mais conhecido nos tempos atuais, muitos dos que se aproximam do RPG ou mesmo do Runarcana RPG, estão acostumados com o combate especialmente por sua experiência com jogos eletrônicos, MMORPG, MOBA entre diversos outros gêneros que são fundamentados nessa premissa combativa. O combate é uma das formas de se resolver problemas no RPG, geralmente são um ponto alto e, em muitos casos, acabam sendo o principal condutor de algumas histórias. 

Exploração

Um mundo de RPG é uma construção fictícia feita pelo Mestre de Jogo, tal mundo possui suas próprias características e normalmente possuem suas diferenças da realidade comum ou mesmo de cenários descritos em ficção (até mesmo cenários oficiais). Exploração é um dos três pilares por ser a forma de interagir com o mundo construído, conhecer suas localidades, suas propriedades e cada coisa que torne aquele cenário único. Em exploração está também como os poderes, magias, runas e características são utilizados para que exista essa interação.

Interpretação

O terceiro pilar é a Interpretação, é o que faz o RPG ser diferente de um jogo de tabuleiro ou jogos de guerra, pois os jogadores não apenas criam seus personagens, mas também interpretam eles e suas características. Isso aborda desde maneirismos, passando por vozes e até mesmo entender o mundo que se apresenta a partir da ótica não do jogador, mas do personagem, fazendo com que ele se torne vivo

Compreender os três pilares e seu equilíbrio é vital para que qualquer pessoa que tem interesse em desenvolver conteúdo oficial para o Runarcana RPG, a conformidade com essa premissa é extremamente importante para que o sistema não se torne apenas um sistema de “rinha” de personagens e criaturas, um sistema totalmente interpretativo com uma base de regras ignorada ou mesmo um sistema onde não aconteçam combates e interpretação. Equilíbrio é a palavra de lei especialmente pelo sistema ser modelado sob o conceito de “Escolhas Significativas”.

  • Escolhas Significativas

Runarcana RPG possui uma amplitude enorme de possibilidades desde o primeiro nível dos personagens, essa é a premissa básica do sistema para que existam “Escolhas Significativas”, no qual cada característica que você decide ter, impacta o conjunto completo de seu personagem e como ele se desenvolverá em suas aventuras. 

Essas Escolhas Significativas são balanceadas segundo o conceito de bônus e ônus, quando existem bônus além dos normais, devem existir ônus, ou o bônus se torna dobrado nesse caso. O ônus muitas vezes está expresso e claro, como em casos de fraquezas de origens ou  menor versatilidade (especialização) de certas origens e classes, cabe ao mestre ter ciência desse ônus e saber usá-lo com parcimônia para que os mesmos tenham seu significado.

Parte dessas escolhas é o que dá identidade ao Runarcana RPG, cada temática possui suas forças e fraquezas e, embora escolhas significativas possam amenizar essas fraquezas durante a evolução de um personagem, é importante que essas escolhas sejam percebidas como importantes e que modifiquem os acontecimentos. O desenvolvimento do personagem pode em muitos casos suplantar tais fraquezas, isso torna o desenvolvimento do mesmo muito mais impactante.

Algumas escolhas são significativas justamente por trazerem consigo uma carga elevada em algum dos Três Pilares, abaixo estão três exemplos de fraquezas que são amparadas em algum dos três pilares e uma breve exemplificação de sua significância: 

  • A vulnerabilidade elemental dos Meio Dragões é um ônus no pilar de combate, refletindo a opção de direção criativa de que os Meio Dragões são extremamente raros e devem ser escolhidos com cautela, para que não exista uma rotação imensa dos mesmos e interpretá-los tenha um risco adicional. 
  • A Runessência do Pacto Místico é um ônus no pilar de interpretação, pois o personagem que possui esse pacto está sob as ordens de alguma criatura poderosa que possui sua própria agenda e que pode não ser a mesma do jogador, o poder que é dado é cobrado da mesma forma por motivos narrativos e em casos de conflito, o personagem pode vir a ter problemas.
  • Classes como o Bruto ou Combatente não são conhecidas por terem muitas perícias ou ofícios, esse é um ônus no pilar de exploração já que em situações onde esses recursos sejam necessários, eles certamente dependerão do sucesso de seus companheiros nas empreitadas para avançarem em suas missões e histórias.

Ao ler esses três exemplos, muitas pessoas sentem que o primeiro é mais impactante que os outros dois, isso demonstra quão  centradas no pilar do combate estas pessoas estão, pois em qualquer aventura onde os outros dois pilares sejam tão importantes quanto o pilar de combate,  o sucesso dependerá muito mais do equilíbrio entre os três do que da especialização em apenas um.

É importante entender que o Runarcana RPG não tem o intuito de ser uma experiência de combate minuciosamente balanceada, a principal diretriz do sistema quanto a isso é que, se tudo for completamente balanceado, se nada possui vantagens ou desvantagens perceptíveis, tudo acaba sendo a mesma coisa apenas com um nome e cara diferente. Algumas fraquezas são suficientemente impactantes para invalidar escolhas puramente no pilar de combate, elas estão aí para criar balanceamentos impactantes, pois muitas delas podem ser trabalhadas junto à temática do personagem em busca de superar a si mesmo e suas fraquezas.

  • Material Suplementar

Embora o Runarcana RPG tenha uma estrutura para material oficial, isso não impede que ele estimule e trabalhe em parceria para criar materiais suplementar não oficiais, adicionalmente, isso não invalida a qualidade de qualquer material suplementar que seja produzido por terceiros sem qualquer interferência ou contato com a equipe desenvolvedora do Runarcana RPG. Cada material tem seus próprios méritos e muitos deles podem ser produzidos com um enfoque específico que destoe da proposta do Runarcana RPG.

Alguns exemplos possíveis são suplementos totalmente voltados a apenas um dos três pilares, sem que qualquer menção a um dos outros dois seja feita, como nos três exemplos abaixo:

  • Um manual completo sobre uma cidade, detalhando sua história, os personagens importantes, suas relações comerciais e políticas com outras regiões entre muitas outras informações preciosíssimas seria um material suplementar maravilhoso. Ter essa descrição de lugares, uma profundidade histórica e personagens que possam ter um conteúdo gigantesco sem sequer ter uma linha voltada à mecânicas e em especial combate.
  • Um guia detalhado de equipamentos, fórmulas de construção dos mesmos, expandindo os ofícios e detalhando as regras de criação de itens, adicionando regras de busca de alimentação, com inúmeras tabelas detalhando raridade de itens, onde podem ser encontrados, formas inovadoras de utilização e até mesmo melhorias quanto às perícias que usam. Uma fonte rica de informação sobre itens com tabelas para usos aleatórios entre muito mais.
  • Um compêndio de técnicas de combate, características de subclasse como estilos de luta, sutras, entre outros recursos e opções para aprimorar o combate, meio a detalhamentos de balanceamentos, novas regras avançadas para tornar os combates mais interessantes e com opções. Uma fórmula de como utilizar personagens em aventuras que sejam puramente arenas de combate sem qualquer preocupação com história ou exploração.

Em cada um desses três exemplos foi dado um enfoque enorme (ou total) a um dos pilares, embora seja possível que existam suplementos assim, normalmente um suplemento traz conteúdo que versa entre os três pilares, logo, a riqueza do mesmo depende unicamente do objetivo, da capacidade e da dedicação das pessoas envolvidas. Um exemplo excelente de suplementação de sistema, são as Guildas de Aventureiros.

  • Guildas de Aventureiros

As Guildas de Aventureiros, como foi o Instituto da Guerra, criado no servidor oficial do Runarcana RPG e que posteriormente se transformou em um servidor separado, são extremamente importantes para a proliferação do sistema por vários motivos, no entanto é necessário tomar cuidado com as diferentes formas que o RPG se apresente. O Runarcana RPG é criado e moldado para ser usado em um contexto de campanhas, portanto, ele preconiza que exista uma continuidade narrativa, interpretativa e de exploração.

Graças aos moldes particulares de uma Guilda de Aventureiros, muitos recursos do sistema podem se tornar subutilizados (ou até inutilizados) em especial recursos do eixo de interpretação e exploração, dando uma maior expressividade e importância aos recursos de combate em missões e aventuras feitas nessas Guildas. 

Um exemplo de como sistemas de guildas acabam carecendo nos pilares de interpretação e exploração seria um jogador que participe de uma missão em uma determinada cidade, junto a um grupo e narrado por um Mestre, durante a aventura tenha interação com um Personagem do Mestre (PdM) que tem importância tanto para a cidade quanto para a missão. Ao executar outra missão na mesma cidade, mas dessa vez com outro grupo de aventureiros e outro mestre, tal PdM pode sequer existir, não dando continuidade a algo que foi iniciado em outra missão.

Adicionalmente, poucas histórias pessoais dos jogadores recebem continuidade nessas aventuras, com muito disso sendo realizado em práticas conhecidas como “Narrativa Compartilhada”, no qual o próprio jogador direciona o que o personagem dele fez entre uma missão e outra com pouco ou nenhum impacto no mundo compartilhado entre os membros dessa guilda.

Vejam que no exemplo acima, interpretação e exploração podem existir, mas tem um impacto bem reduzido perante o impacto de um combate, no qual o personagem pode vir a morrer. Isso não transforma o modelo de Guilda de Aventureiros em algo ruim, apenas o caracteriza com baixo impacto nesses outros dois pilares. Ainda, um sistema de Guildas possui inúmeras vantagens justamente pelo molde que segue, vejam alguns exemplos de vantagens em utilizar um sistema de guilda:

  • Existe um balanceamento geral com elaboração direcionada à temática do universo compartilhado,
  • Pessoas podem jogar apenas quando tem tempo, tendo flexibilidade para suas agendas, 
  • Não existe um compromisso ou responsabilidade mandatório para que a aventura aconteça,
  • Um personagem pode interagir com muitos mais personagens de jogadores que em uma campanha comum,
  • É uma forma excelente de conhecer novos Mestres e Jogadores e até formar novos grupos de campanha,
  • É um ambiente de maior controle mecânico para testes e percepções de balanceamento,

Pelo fato de Guildas serem um esforço coletivo com níveis de participação distintos é possível que haja maior dinamismo, com pessoas com interesses e direções em comum sendo capazes de juntar seus esforços para criações fantásticas e extremamente divertidas dentro de sua própria proposta.

Eventuais guildas que queiram se formar utilizando o Runarcana RPG, são estimuladas a construírem seu conteúdo de apoio, no entanto é uma boa prática que o conteúdo oficial do Runarcana RPG não seja replicado nesses materiais de apoio por três motivos:

  1. O Runarcana RPG existe graças a duas licenças, uma  da Riot Games referente ao uso da Propriedade Intelectual do League of Legends. Qualquer material derivado do mesmo, além de não estar sob essa licença, corre risco da Riot negar a você o direito de usar essa PI, fazendo com você deva parar de desenvolver, publicar ou distribuir qualquer parte de seu Projeto imediatamente ou arcar com as consequências legais disso.
  2. A segunda licença que rege o Runarcana RPG é a OGL da Wizards of the Coast, que determina a extensão de qual conteúdo faz parte da Licença de Jogo Aberto, conteúdo esse que pode ser alterado seguindo as premissas desta licença e arcando com as responsabilidades derivadas da mesma.
  3. O trabalho do Runarcana RPG é um trabalho voluntário e completamente gratuito, a única forma de renda possível para ele é através de propagandas no site do mesmo, ter cópias do mesmo espalhadas faz com que essa única renda não funcione e isso compromete a operação do Runarcana RPG em si. 

Logo, ao constituir alguma derivação do Runarcana RPG, leve esses pontos em consideração, ele foi (e ainda é) construído com muito suor, dedicação e um trabalho gratuito e sem remuneração, completamente acessível a todos e que conta como única fonte de sobrevivência financeira o acesso que é feito ao site e à wiki para consulta. Se você gosta do Runarcana RPG, apoie a única forma funcional para que ele continue a existir, ser desenvolvido e ser livremente disponibilizado.

  • Direção

Para que as pessoas que se interessem em fazer parte do desenvolvimento do Runarcana RPG possam entender seu direcionamento é importante deixar claro alguns pontos, para que a falta de ciência deles não gere nenhuma frustração ou mal entendido futuro. Podemos iniciar isso a partir de algumas coisas que o Runarcana não é, não tenta ser ou não procurá ser:

  • Um simulador de tabuleiro de uma partida de League of Legends,
  • Uma reprodução baseada na jogabilidade de League of Legends
  • Um jogo que estimule qualquer tipo de competitividade entre jogadores,
  • Um sistema balanceado unicamente para combate,
  • Um homebrew ou sub-sistema de D&D 5ª edição.

Esses pontos são extremamente importantes e mandatórios para qualquer pessoa que tenha o desejo de ajudar a desenvolver o sistema, pois eles são diretrizes que demonstram como ele será desenvolvido, quais serão suas prioridades e o que não deverá se tornar um ponto de apoio para sua construção.

Runarcana RPG não é um emprego, mas sim um projeto sem fins lucrativos,  não tem um chefe que está enriquecendo às custas do seu trabalho, cada envolvido tem liberdade para desenvolver suas próprias formas de sustento e.ou rentabilidade financeira dentro dos parâmetros permitidos, algumas formas são, live-streaming, produção de vídeos, consultoria, apoio pessoal através de plataforma de apoios (mas o projeto deve ser condizente, o que demanda uma conversa individual) mas todas formas legitimas são estimuladas e bem vindas.

É imprescindível que qualquer pessoa interessada em entrar para a equipe tenha em mente que o projeto não é remunerado em sua natureza, não representa nenhum vínculo empregatício, mas ainda assim é exigido de quem ingressa na equipe três coisas fundamentais em um trabalho regular: Pontualidade, compromisso e responsabilidade.

  • Pontualidade significa que você tem respeito pelo cronograma do projeto, pelo seu tempo e pelo tempo dos outros, 
  • Compromisso significa que você entende que, embora não seja um emprego, exige profissionalismo equivalente ao de um emprego e você se compromete a isso.
  • Responsabilidade significa que você cumpre com sua palavra quando empenhada, você tem responsabilidade e maturidade de entender que uma vez que você se propõe a algo, esse algo será esperado de você para o bom andamento do projeto.

Cada pessoa que trabalha no projeto o faz de acordo com sua própria disponibilidade horária, em virtude do projeto ter um caráter coletivo, falhar em alguns desses três itens afeta não apenas o seu trabalho, mas todo o andamento do projeto pois muitas vezes as demandas estão encadeadas com uma dependência de que uma seja realizada no tempo proposto para que outras possam ter continuidade e conclusão.

Algumas falhas são toleradas, mas caso se tornem recorrentes demonstram falta de sinergia, de responsabilidade ou respeito ao trabalho feito por outras pessoas. Na eventualidade disso ocorrer, as pessoas serão cobradas de forma proporcional à responsabilidade e compromisso assumido. Uma boa prática é comunicar eventuais desinteresses, dificuldades encontradas na execução da tarefa escolhida e manter uma transparência responsável, madura e adulta em todos os sentidos.

Uma vez que você esteja ciente da cobrança que será exigida de você, saber onde e como você pretende ajudar irá facilitar que você possa fazer parte do desenvolvimento desse projeto em várias possibilidades. Objetividade facilitará imensamente o seu recrutamento.

  • Recrutamento

Estamos recrutando pessoas que não apenas gostem do Runarcana RPG, mas que tenham o desejo de ajudar e dedicação para tal. É interessante que tenham alguma experiência mas não é algo mandatório, mais importante que a experiência é que essas pessoas entendam e concordem com as diretrizes de desenvolvimento do sistema (NEXUS), estejam cientes e de acordo com os seguintes itens:

IMPORTANTE

  1. É desnecessário dizer, mas um requisito fundamental para qualquer uma das vagas é ser uma pessoa positiva na comunidade de League of Legends, Legends of Runeterra ou qualquer outro jogo que faça parte desse universo, isso significa inclusive seguir o Código do Invocador da Riot Games.
  2. Quando você se torna parte da equipe do Runarcana RPG, significa que parte da comunidade estará de olho em todos os seus atos públicos e, qualquer atitude tomada por você pode repercutir diretamente em outros integrantes do projeto e no projeto em si. Por isso, a partir do momento que você ingressar nessa equipe, certamente pessoas externas estarão de olho no que você faz nas redes sociais, em partidas de lol e muito mais.
  3. Já foi dito anteriormente, mas é importante reforçar aqui: Todas as vagas ligadas ao Runarcana RPG são vagas sem remuneração, pois o projeto é um projeto sem fins lucrativos. Todas essas vagas são vagas de colaboração e voluntariado, não representando qualquer tipo de vínculo empregatício ou criando obrigações ligadas a isso. 
  4. Todo material produzido por qualquer pessoa durante sua participação em qualquer capacidade e função como equipe do Runarcana RPG está sob a licença do lenga-lenga jurídico da Riot. Qualquer material desenvolvido dessa forma está livre de direitos autorais por ser produzido com base na Propriedade Intelectual (PI) da Riot Games. Ter participado da produção de qualquer material não dá a qualquer pessoa o direito de utilizá-lo fora do projeto do Runarcana RPG para projetos próprios, sejam eles remunerados ou não, já que são produzidos como um trabalho derivado da PI citada anteriormente. Infringir essa regra acarretará problemas com os detentores da PI e o Runarcana RPG e a equipe de desenvolvimento não se responsabiliza por isso ou decisões tomadas por indivíduos façam ou já tenham feito parte da equipe por sua própria conta. 

Ao ingressar na equipe você está automaticamente concordando com os 4 itens acima, transferindo para o Runarcana RPG seu direito autoral de qualquer conteúdo desenvolvido para o Runarcana RPG (exceto para ilustrações, como explicado adiante) por estar trabalhando sob uma licença temporária de uso da PI da Riot Games que se estende a você apenas enquanto membro da equipe de desenvolvimento do Runarcana RPG. Deixar de fazer parte dessa equipe remove automaticamente qualquer ligação e direito derivado dessa licença  bem como proclamar autoria de qualquer conteúdo desenvolvido para ou com o Runarcana RPG. 

Para trabalhos de ilustração, os seguintes itens são cumulativos ou se sobrepõe aos 4 itens anteriores:

  1. Um ponto adicional e importante para Ilustradores é que todo trabalho de ilustração feito por vocês continua sob autoria, autoridade e responsabilidade total de vocês como legislado a respeito. Apenas o autor pode utilizá-los de forma a obter lucro direto, seja vendendo originais, cópias, utilizando para Canecas, Camisetas, etc em conformidade com os direitos de criar obras derivadas. O único requisito é que seja concedido o direito de uso de suas artes feitas para o Runarcana RPG a serem publicadas pelo Runarcana RPG e seus projetos. 
  2. É necessário também um período mínimo de exclusividade seja dado para o Runarcana RPG, seja para que a arte seja usada em uma publicação ou mesmo ser apresentada como parte de uma estratégia de lançamento, todos esses períodos serão negociados diretamente com o autor quando a produção artística for elaborada ou concluída.

Abaixo estão as formas de contribuir com o desenvolvimento do Runarcana RPG em diversas vagas, cada uma possui suas características próprias além de vantagens e responsabilidades. Candidate-se apenas se tiver lido esse documento em sua totalidade e estiver de acordo com todas diretrizes apresentadas aqui e em especial com as pontuadas acima.

Beta Tester

Se o seu interesse é auxiliar no desenvolvimento testando determinados casos específicos, colocando regras à prova e encontrando interações não desejadas, isso significa que você quer ser um Beta Tester, alguém que irá nos ajudar com feedbacks valiosos e importantes para que o sistema consiga seguir suas diretrizes e seja desenvolvido de uma forma sadia e veloz. Para ser um Beta Tester você deve seguir as seguintes práticas:

Tenha uma Mesa

Para ser um beta tester, é necessário que você tenha uma mesa de RPG com período mínimo semanal, ou seja, uma sessão por semana. Essa necessidade existe para que possamos trabalhar em uma parceria com a entrega de conteúdo semanal e relatórios, também semanais, com as percepções e suas considerações sobre o conteúdo que foi testado.

Seja Sigiloso

Muitos conteúdos e mecânicas podem surgir com uma falta completa de balanceamento ou como testes de mecânicas e conceitos, alguns desses conteúdos jamais verão a luz do dia e apenas sob uma parceria com sigilo isso é possível. Tal sigilo se estende para os jogadores além do mestre, pois muita coisa pode acabar saindo antes de estar acabada ou finalizada e isso além de estragar a experiência, pode fazer com que muita confusão seja gerada.

Desenvolvedores:

Se a categoria de desenvolvedores é onde você tem interesse de contribuir, para trazer suas ideias e contribuições é necessário que você esteja completamente de acordo com o NEXUS, entender o direcionamento do mesmo e siga as seguintes práticas:

Diga a que veio

É importante que você saiba e seja objetivo com o que e como você deseja ajudar. Saber de antemão quais questões você pretende responder e quais carências do sistema pretende suprir tornarão muito mais fácil o seu ingresso. Enviar sua experiência com o assunto será extremamente importante para que sua aplicação seja aceita.

Crie primeiro

Se você possui entusiasmo e vontade de contribuir, mas ainda não desenvolveu nenhum material, canalize esse entusiasmo para fazer parte do Runarcana Academy, um projeto de capacitação de criadores de conteúdo que desenvolvemos e que serve justamente para pessoas que ainda não tem experiência, mas tem força de vontade em criar, arrumar, trabalhar e retrabalhar um conteúdo até que ele esteja pronto para publicação.

Ilustradores:

Auxílio visual é importantíssimo para RPG, seja para exemplificar coisas, ilustrar outras ou mostrar um pouco de seu talento com ilustrações maravilhosas que reflitam Runeterra, sabemos que muitos artistas trabalham de uma forma mais caótica se deixando levar apenas pela inspiração, mas é esperado de pessoas que queiram colaborar neste campo que:

Sejam responsáveis

Entendemos que arte não é uma linha de produção, que inspiração é necessário para trabalhos magníficos, mas um bom artista saber utilizar de seu acervo de recursos para suprir com transpiração quando a inspiração está em falta. Como qualquer trabalho que esteja entre o campo profissional e artístico, é necessário responsabilidade com os compromissos assumidos.

Sejam criativos

O diferencial do trabalho de um ilustrador é sua criatividade, muito mais que a técnica que pode ser desenvolvida e aprimorada, a criatividade é a chama essencial desse incêndio da personalidade. Busque referências, saiba criar, modificar, invocar e até revisitar o que você faz.

Mídias Sociais:

Nosso trabalho de mídias sociais é deveras estacionado, exatamente pela falta de equipe para poder ajudar a criar estratégias, promover e ampliar ainda mais o conhecimento do Runarcana RPG, facilitando que outras vagas sejam preenchidas, que o sistema alcance uma projeção internacional entre outros benefícios de ter alguém dedicado a isso, é esperado de pessoas que queiram colaborar neste campo que:

Conheçam as Redes

Usar uma rede social é diferente de saber produzir conteúdo para a mesma, criar métricas, analisar resultados e saber utilizar essas informações para traçar novas metas e modificar o conteúdo. Por isso a experiência nesse ramo é importante, não apenas de saber editar uma imagem, mas também conhecer a linguagem de cada rede e traduzir a persona do Runarcana RPG para cada uma delas.

Tenham Iniciativa

O trabalho de Mídias Sociais requer que os responsáveis por ele tenham iniciativa de criar projetos, desenvolver planos e metas e apresentá-los para aprovação, isso só é possível estando à par das tendências do momento, não apenas das ligadas a League of Legends, mas também de RPG no geral, de games e de toda parte da cultura pop que se intercala com esses assuntos.

Moderadores:

O servidor de Discord do Runarcana RPG é o epicentro do sistema, ponto de encontro de mestres, jogadores e desenvolvedores. Com mais de 2 mil membros é necessário que pessoas comprometidas estejam à disposição para esclarecer dúvidas, ajudar na manutenção do servidor, para isso é esperado de pessoas que queiram colaborar neste campo que:

Saibam Gerenciar

Gerenciar um servidor de Discord não é difícil, mas saber gerenciar pessoas, resolver conflitos, trabalhar na promoção do mesmo requerem vontade, garra (maluquice) e especialmente comprometimento com esse crescimento. Se você é daquelas pessoas que tem preguiça até de levantar da cama, certamente você não vai ter o que é necessário para engajar com a comunidade e transformar um servidor em um ponto de encontro.

Tenha tempo

Você será uma das principais peças de interação com a comunidade, por isso é importante ter tempo para interagir com a comunidade, tentar solucionar problemas e garantir o bom andamento do servidor, observando a concordância e respeito às regras, promovendo um diálogo saudável com a comunidade e se tornando alguém com quem as pessoas podem contar.

Programadores:

O Runarcana carece surrealmente de pessoas que saibam programar, seja para manutenção do que já existe ou mesmo para implementação de novos projetos, como o mapa interativo, o aplicativo criador de personagens e planilhas entre muitos outros que são sonhados e planeados desde o princípio do Runarcana RPG,  por isso é esperado de pessoas que queiram colaborar neste campo que:

Conheçam além da sua língua

Não falamos aqui do Português ou do Inglês. Conhecer sua linguagem de programação é fundamental, mas também conhecer outras línguas pode auxiliar que você saiba como direcionar um projeto, ou como buscar uma pessoa com conhecimento em uma determinada língua que sejam mais adequadas a um projeto em específico.

Dedicação

Muito provavelmente você trabalhará sozinho em projetos ligados a programação, talvez com auxílio direcional do que deve ser feito, mas você é quem conhece a linguagem e a ferramenta, você apenas poderá criar, encontrar problemas, depurar e transformar linhas de código em uma experiência incrível.

Como o campo de programação é gigantesco, vale mencionar alguns projetos que são importantes para o Runarcana:

Criação de Personagens

Atualmente utilizamos um documento PDF que apresenta muitos problemas quando utilizado fora do Adobe Acrobat. A melhor solução seria uma página/ aplicativo para criar personagens para o Runarcana RPG que pudesse ser editável, auditável e exportar para os mais variados formatos, como PDF, imagem e até mesmo (quem sabe) para Sistemas de RPG online como Roll 20, Fantasy Grounds, etc. 

Mapa Interativo

Queremos fazer um “clone” do mapa do site Universo, mas que possa ser editável por qualquer pessoa que queira utilizá-lo para suas campanhas e histórias, podendo adicionar localidades, entre outros recursos. As tecnologias desse site são basicamente Javascript com alguma biblioteca 3d específica. 

Site

O Site atual é feito em wordpress, com tema pronto e sem uma otimização para o uso que temos nem mesmo uma personalização completa do visual do mesmo. 

Wiki

Nossa wiki utiliza o sistema de Media Wiki, trabalhar com ele para tornar o conteúdo mais agradável de ser utilizado seria fantástico.

Revisores:

Escrever o Runarcana RPG acarreta uma quantidade surreal de erros de ortografia, concordância e até mesmo de normalização de termos. É esperado de pessoas que queiram colaborar neste campo que:

Tenham Experiência

Revisão não é besteira e nem mesmo algo fácil, embora qualquer pessoa dedicada possa trabalhar com revisão de forma controlada, velocidade é algo imprescindível. É impossível ter um ritmo sadio de trabalho se cada revisão demorar semanas para ficar pronta, por isso é importante ter experiência e atenção a prazos.

Conheça o Conteúdo

Um revisor de RPG tem de estar atento a certos aspectos únicos de publicações de RPG, questões como terminologia, normalização de termos, linguagem dúbia, clareza mecânica são de importância máxima em uma revisão de conteúdo de RPG e muitas vezes podem passar batido por que não tenha um conhecimento prévio.

Tradutores:

Runarcana RPG é um produto de origem Brasileira e escrito em Português, ainda assim, para alcançar o mundo, a língua inglesa foi escolhida como ponte para o público internacional. Enquanto o sistema ainda está em desenvolvimento, muitas questões ainda não possuem um padrão, por isso é esperado de pessoas que queiram colaborar neste campo que:

Sejam Fluentes

Assim como na revisão, a fluência na língua é importantíssima, entender o que está sendo dito e a melhor forma de traduzir isso para outra língua, respeitando as particularidades de cada forma de texto, sejam eles técnicos, de história ou uma mescla entre essas duas formas é a diferença entre uma boa tradução e uma tradução ruim.

Mestre de Ferramentas

Atualmente utilizar o Google Translate pode ajudar muito um tradutor iniciante, mas quando entra em questão a recorrência de termos, uma ferramenta realmente boa para tradução faz a diferença. No Runarcana RPG utilizamos o OmegaT como ferramenta de tradução, contando com uma memória própria já trabalhada para melhor conexão e sinergia com o sistema. O OmegaT não é uma ferramenta complicada, mas ter noção de como trabalhar com ele ou com outra ferramenta de DAT de sua preferência é imprescindível