Runarcana RPG

FAQ

Perguntas frequentes feitas quanto ao Runarcana RPG

Quanto custa o Runarcana RPG?

O Runarcana RPG é gratuito e está totalmente disponível para download no site oficial através de links hospedados no Google Drive

Esse jogo é oficial? Qual é a participação da Riot nele?

Não, Runarcana RPG é um projeto feito por fãs para fãs, sem qualquer participação da Riot Games e não é oficial, no entanto, é Licenciado pela Riot Games, o que nos permite trabalhar com a PI (propriedade intelectual) deles sem correr o risco de sermos processados. Por isso mesmo, o Runarcana RPG é gratuito e não pode gerar nenhum tipo de renda direta.

Eu preciso de algum livro para jogar o Runarcana RPG?

Desde a versão 1.2 (quando ainda se chamava Runeterra RPG), o único livro além do próprio Runarcana RPG necessário é o Dungeon Master’s Guide (Livro do Mestre) de Dungeons & Dragons 5ª edição e isso, apenas para quem deseja criar aventuras. O Livro dos Monstros (outrora imprescindível) Monstros se tornou opcional com a adição de mais de 50 criaturas na versão 1.2.

Onde estão o Paladino e o Bruxo?

Durante a criação do Runarcana RPG chegamos à conclusão de que a classe de Paladino (que se chamaria Defensor) da 5ª edição estava muito estranha tendo poderes divinos mas não se vinculando a uma divindade, fazendo deles algo como Guerreiro (Combatentes) com magia, algo que não fazia sentido ser uma classe exclusiva e mesmo assim sem muita lógica em Runeteterra. Com isso, o que seria o Paladino está tanto em algumas subclasses de Combatente quanto em Acólito, com maior coesão temática.
Já o Bruxo chegou a ser lançado na versão 1.1 (como Místico) mas foi removido na versão 1.2 por um motivo similar ao Paladino. Quando olhamos a experiência geral com o Bruxo da 5ª edição, percebemos que em sua maioria eram usados apenas como parte de combos multiclasse e ainda assim com material do Xanathar. Para Runeterra criamos uma solução melhor que foi dissolvê-lo na Runessência do Místico de Pactos, algo que funciona melhor para o mesmo propósito e tem melhor coerência temática.

Por que mudar o nome das classes?

Existiam várias características da 5ª edição que não nos agradavam e uma delas era a pouca diversidade entre as subclasses/ arquétipos, que era proporcionada pelos “espaços” de características que eram preenchidas por elas, então definimos que iríamos ampliar esses espaços removendo características “de classe” e colocando como características de subclasse.
Com essa decisão, o nosso material ainda seria compatível com a 5ª edição, mas em menor proporção, logo, achamos melhor mudar o nome das classes para não confundir com as classes originais e não criar conflitos de subclasses homebrew com menos características.

Qual a diferença entre a versão regular, lite e HD do livro?

Cada uma dessas versões tem uma qualidade diferente nas imagens, com a qualidade padrão sendo uma média, a lite a mais fraca e a HD a de maior qualidade. Isso acarreta em tamanhos diferentes de arquivos, enquanto o lite tem por volta de 17MB, a versão HD tem mais de 80MB (quatro vezes maior). Com isso em mente, criamos as versões diferentes para que você possa usar o livro tanto em um computador quanto em um celular.

Encontrei alguns erros e gostaria de relatá-los para que vocês possam melhorar o livro para a próxima versão.

Obrigado por isso, você pode mandar esses erros para nós através do nosso Feedback que com certeza isso irá nos ajudar.