Runarcana RPG

Dança Das Lâminas

Rework - Doctrine of the Bladedance

Hello Summoners!

Como todos devem saber, estamos em constantes mudanças no sistema do Runeterra RPG, procurando entregar um material feito com carinho e atenção e que esteja de acordo com a história do universo possuindo mecânicas divertidas e únicas para proporcionar uma experiência divertida e imersiva dentro do mundo de League of Legends.

Atualmente estamos trabalhando em um rework de duas classes, uma delas sendo o Bodisatva. Como a Doutrina da Dança das Lâminas foi uma das primeiras subclasses que escrevemos, ela possui um texto complexo demais e não explica corretamente o que as habilidades da subclasse podem realizar.

Por exemplo, logo na primeira habilidade na versão atual, as Lâminas Navori, você sabe que você pode usar essas lâminas exóticas, mas não sabe como você faz isso ou como você ataca com elas. Além disso, não é possível saber o que acontece quando se ataca com mais de uma dessas Lâminas.

Com tudo isso em mente, aqui está o resultado de nosso trabalho, mas ainda não é recomendável que se use essa subclasse pois ela depende de restante do rework da Classe Bodisatva.


Doutrina da Dança das Lâminas

Uma arte quase perdida, a Doutrina da Dança das Lâminas foi esquecida graças à paz de Ionia, vindo a se tornar uma simples dança cultural de sedas e tecidos. Resgatada recentemente, ela utiliza o Ki para manipular lâminas especiais afiadas em toda a sua extensão, sem qualquer empunhadura.

Lâminas Navori

No momento em que você escolhe essa doutrina você possui proficiência com Lâminas Navori. Lâminas Navori possuem propriedades únicas e são controladas pelo uso de Ki.  Inicialmente você pode controlar apenas 1 lâmina, passando a controlar lâminas adicionais nos níveis 6, 11 e 17. Ao serem utilizadas por Ki, você ignora as características dessa arma na tabela de Armas Exóticas no Capítulo 6: Equipamento e elas ganham a característica Alcance.

Cada lâmina Navori flutua pelo seu controle de Ki, para cada lâmina adicional em ação (seja ela em postura de defesa ou ataque), sua reserva de Ki é reduzida em um ponto que pode ser restaurado quebrando o controle da lâmina. Para utilizar qualquer lâmina além da primeira, você precisa ter necessariamente um ponto de ki disponível para cada lâmina adicional. Caso você queira utilizar o ponto de Ki alocado em uma lâmina, você pode optar por derrubá-la ou reembainhá-la. 

Lâminas que estejam em ação flutuam a até 5 pés ao redor de você conforme elas ficam ligadas ao seu espírito, fazendo com que você não tenha a necessidade de carregá-las. Caso você fique inconsciente, atordoado ou paralisado, suas lâminas caem no chão.

As lâminas podem ser usadas tanto em postura de ataque, quanto em postura de defesa. A cada duas lâminas em postura de ataque, você recebe +1 em suas rolagens de acerto, já a cada duas lâminas em postura de defesa, você recebe +1 de CA. 

Rolagens de Acerto feitos pelas lâminas Navori através da Doutrina da Dança das Lâminas utilizam seu modificador de Sabedoria ou de Destreza como modificador de acerto da arma (o que for mais alto), ataques feitos com mais de uma lâmina causam 1 ponto de dano adicional por lâmina. Ao declarar que uma ou mais lâminas estão em postura de ataque ou defesa, elas só podem mudar de postura no início de seus turnos.

Por exemplo, no nível 17, você pode utilizar 4 lâminas para atacar, ganhando +2 nas rolagens de acerto e +3 de dano adicional nos ataques e 2 para se defender, ganhando +1 na sua CA. Caso você queira mudar isso, você deve declarar essa ação no início do seu turno.

Surto da Lâmina

No nível 3, você aprende a trabalhar melhor em conjunto com suas lâminas. Podendo utilizar de uma ação de ataque ou uma ação bônus e 2 pontos de Ki para avançar em um inimigo a até 10 pés de você, podendo realizar uma ação de ataque com suas Lâminas Navori. Caso o inimigo morra nesse ataque, você recupera os pontos de Ki gastos.

Dança Desafiadora

No 6° nível, você possui uma afinidade maior com as Lâminas Navori, aumentando seu controle para até 2 Lâminas por vez. Além disso você aprendeu como utilizá-las ampliar seu poder defensivo, podendo utilizá-las para aumentar sua CA. Adicionalmente você pode direcionar seu Ki para ampliar esse poder defensivo, utilizando sua reação e 2 de Ki, você faz com que suas Lâminas circundem você em alta velocidade o defendendo da maior parte dos ataques. 

Até o começo do seu próximo turno você não pode se mover e possui resistência a danos não mágicos e, metade de todo o dano recebido (arredondado para baixo) durante esse tempo, é devolvido em 1 ataque extra feito ao iniciar o seu próximo turno (antes de qualquer ação ou movimentação) em uma linha de até 10 pés partindo de você. Criaturas nessa linha devem realizar uma salvaguarda de Destreza CD igual à sua CD de resistência de Ki, recebendo todo o dano em uma falha e apenas metade em um sucesso.

Dueto Impecável

A partir do nível 11, você passa a ser considerado um mestre da Dança das Lâminas, passando a poder controlar até 4 Lâminas por vez. 

Além disso, você pode utilizar de sua ação de ataque e 2 pontos de Ki para lançar duas lâminas em locais vazios a até 15 pés de você as imbuindo de energia espiritual, essas lâminas não podem ocupar o mesmo espaço e podem ser lançadas separadamente a qualquer momento até o final de seu turno sem que seja necessário o gasto de outra ação, as lâminas ficam no espaço definido até o fim de seu próximo turno. Enquanto estiverem posicionadas dessa maneira, elas não podem ser utilizadas para atacar ou para defender e, ao final da duração, elas retornam para você.

Você pode, com uma ação bônus, ativar o seu ki presente nas armas para criar uma linha de energia entre as duas lâminas posicionadas, ao fazer isso, inimigos dentro dessa linha devem realizar uma salvaguarda de Sabedoria CD igual à sua CD de resistência de Ki, em uma falha a criatura recebe 3d10 de dano psíquico e a criatura fica atordoada. Em um sucesso, o inimigo recebe apenas metade do dano. Ao ativar o seu ki nessas lâminas, elas retornam para você.

Lâmina da Vanguarda

No Nível 15, você pode gastar sua ação e 2 pontos de Ki para criar um cone invertido de 15 pés feito de Lâminas Espirituais, essas lâminas são criadas através de seu controle da energia espiritual e não contam como Lâminas Navori. Criaturas na área no momento que essa habilidade foi lançada devem realizar uma salvaguarda de Destreza CD igual à sua CD de resistência de Ki, em uma falha recebem 8d6 de dano cortante, em um sucesso recebem metade do dano. O cone de Lâminas fica na área até o final de seu próximo turno (dissipando-se nesse momento), caso inimigos tentem atravessá-lo recebem uma redução de movimento de 10 pés e recebem 2d6 de dano cortante. Você pode utilizar essa habilidade um número de vezes ao seu modificador de Sabedoria por descanso longo. 

Caso queira utilizar essa habilidade novamente no mesmo combate, você deve gastar 9 de Ki ao invés de

Grão-Mestre das Lâminas

No Nível 17, você dominou a arte das Lâminas Navori, podendo controlar até 6 lâminas por vez. Além disso você possui um ataque adicional.


Esperamos que, dessa maneira, a Doutrina esteja mais simples para se entender e mais divertida de se jogar. Caso você tenha alguma ideia que poderia melhorar ainda mais essa subclasse (ou até mesmo a classe em si), você pode comentar ela aqui mesmo ou então enviar em nosso Discord server.

Mais uma vez, ainda não é recomendável que se use essa Doutrina em seu jogo, pois ela depende de outras características do rework do Bodisatva.

Deixe uma resposta