Olá,
Como alguns de vocês já devem ter percebido, estamos de “cara nova”. Runarcana agora possui um novo logotipo e uma nova identidade visual que foram pensados para o propósito de Runarcana tanto para hoje quanto para o dia de amanhã (o futuro).
Antes de falar do novo logotipo, preciso falar um pouco sobre o logotipo e a identidade antiga, como eles foram criados, quais eram os conceitos e ideias que moldaram aquela percepção, para que então possamos falar sobre o novo logotipo.
Logotipo Antigo
* Apenas para esclarecimento para quem não possui esse conhecimento, logotipo é uma junção de duas palavras “Logo” e “Tipo” que podem ser traduzidas em resumidas como “desenho + letra” ou ainda “símbolo + tipo”, com a primeira parte sendo um desenho ou símbolo e essa segunda parte “letra ou tipo” sendo a parte escrita.
O logotipo antigo foi concebido e executado por mim e por um colaborador que não faz mais parte do Runarcana, Luke Nitole. Toda a ideia do logotipo estava centrada em Runeterra, com vários elementos que remetem a esse mundo, desde a silhueta do Barão de Nashor e do Dragão Ancião (embora o modelo usado tenha sido o Dragão Infernal), passando pela fonte escolhida que é uma fonte usada pela Riot para o League of Legends majoritariamente, e até mesmo no desenho central do logo que representa o mapa de Runeterra.
A identidade visual de Runarcana era composta de 3 versões:
A versão completa
Composto pelas duas silhuetas das criaturas (Barão e Dragão), do nome “Runarcana” e “RPG” escritos com a tipografia Beaufort (fonte do League of Legends) além de um enquadramento baseado em um hexágono triplo fragmentado. O alongamento do R e da última letra A serviam para enquadrar a palavra RPG e trazê-la para a composição do logo ao passo que os cortes nas letras era feito em uma alternância de corte completo e corte parcial para diversificação da fonte enquanto remete à ideia de alternância e dinamismo, no qual todas as letras possuem suas divisões internas, uma referência às camadas de Runarcana.
A versão média
Composto pelas duas silhuetas das criaturas (Barão e Dragão) com um hexágono duplo emoldurando uma reprodução simplista do mapa atual de Runeterra.
O Símbolo
Composto pelo hexágono duplo com fragmentos e a reprodução simplista do mapa atual de Runeterra.
A identidade visual em si, que envolve também a escolha de como usar o logo, o tipo ou o logotipo, estava muito atrelada às formas apresentadas pela Riot em seu conceito “Hextech” (o que se mantém em parte na nova identidade), em especial pelo uso dos tons de dourado remetendo ao ouro, bronze e latão comuns na estética steampunk.
Logo, podemos resumir a identidade visual antiga a:
- Barão e Dragão
- O mapa atual de Runeterra
- A fonte usada em League of Legends
- A modificação da fonte
- O Hexágono (ou hexágonos)
- RPG
Cada um desses elementos acabou se mostrando problemático ou não mais desejado no decorrer do desenvolvimento de Runarcana:
- Barão e Dragão.
Infelizmente a estética das duas criaturas, além de ser propriedade da Riot Games, remete a um visual que pode ser modificado a qualquer momento, como inclusive aconteceu recentemente com o Barão.
- O mapa atual de Runeterra
Embora ainda seja o mapa atual de Runeterra a que temos acesso, já sabemos da existência de outras terras que não estão nesse mapa, como Camavor e Kathkan que estão em outro continente.
- A fonte usada em League of Legends
Embora seja uma fonte que continuará a ser utilizada em peças gráficas, deixa de ser a fonte prioritária para a composição de conteúdo e não é mais a fonte principal da identidade do sistema por nem mesmo ser algo prioritário por parte da Riot Games.
- A modificação da fonte.
Os tentáculos somente existiam para emoldurar o “RPG” com a função de dar peso para o logotipo, fazendo com que ele não fosse apenas um “retângulo”;
- O Hexágono, ou hexágonos
O excesso de hexágonos era confuso e inconsistente, além do excesso de fragmentações não funcionar no logo em tamanhos pequenos e nem mesmo grande (no qual ficava perceptível o quão “não naturais” eram esses fragmentos)
- RPG
Uma vez que o nome Runarcana é referente a um sistema de RPG, muitas vezes se tornava redundante.
O novo Logotipo
Por esses motivos, toda identidade visual antiga foi considerada inadequada, com a necessidade de se criar uma nova identidade visual evitando erros do passado, consolidando uma nova percepção sobre Runarcana e trazendo características que remetem a Runarcana enquanto um produto que, embora possa ser ambientado em Runeterra, não se limita a iso.
Com isso em mente, a nova identidade começou a ser concebida, passando pelas etapas de idealização, projeto e execução. Alguns dos pontos importantes para que o novo logotipo fosse criado foram:
- Simplicidade: Sem excesso de elementos gráficos, priorizando a forma e função em cada elemento ao invés de composições complexas para obter identidade
- Clareza: O símbolo deveria funcionar bem tanto em tamanho grande quando em tamanho reduzido para os diversos fins que vão desde aplicações impressas, passando por aplicações eletrônicas (como ícone de sites, publicações em mídias sociais, etc.)
- Solidez: A ideia geral do novo logotipo deveria transmitir uma firmeza e solidez, representando a busca de consistência das regras e do cenário, ao mesmo tempo que remetesse a algo “energético e mágico” representando o onírico, imaginativo e o recreativo.
Dessa forma, o novo logotipo foi criado como o centro da nova identidade visual. Não foi uma criação rápida, existiram diversas iterações para que a atual fosse alcançada e nesse caminho muitas vezes os pontos importantes acima acabaram sendo deixados de lado, dando ar à imaginação como um exercício criativo.
Por fim, uma vez que foi concluído, o novo logotipo possui 4 elementos principais:
- Hexágono
O Hexágono remete ao mesmo tempo a “Hextec” e ao D20 (através da projeção bidimensional do icosaedro, um dos sólidos de platão) o dado principal do sistema, por isso sua inclinação foi alterada, tendo um eixo central. Esse mesmo hexágono é sobreposto pelo elemento seguinte, a Runa:
- Runa
A “Runa” é ao mesmo tempo algo derivado do hexágono e da criatividade a que o RPG remete, com sua parte superior “saindo” do hexágono, embora possua a mesma angulatura, ela possui traços “naturais e orgânicos” de algo não mecânico. Essa Runa atravessa o hexágono, que representa o D20, remetendo à experiência do RPG, no qual existe um exercício contínuo de criatividade geradora, condicionada ao resultado dos dados como mediadores, novamente se tornando algo criativo em um ciclo perpétuo.
- Letras
A fonte escolhida para o tipo é uma fonte de maior largura, tendo uma presença mais marcante que remete à solidez (além de funcionar adequadamente em diversos tamanhos), uma melhor legibilidade sendo visível mais facilmente e por consequência tendo um maior destaque.
- Cortes
A função dos cortes além de dar dinamismo ao texto e criar um estranhamento que aumente o destaque, remete ao dinamismo do sistema, concebido de forma a possuir diversos sub-sistemas opcionais de forma similar a um quebra cabeça, resgatando a percepção de que RPG é um jogo e não apenas uma ferramenta para contar histórias.
Cada um dos 3 pontos principais desse novo logotipo foram conquistados. Mais uma vez uma criação conjunta, mas dessa vez com a minha concepção e a execução do Dennys Henrique.
O logotipo atual consegue reunir Simplicidade, Clareza e Solidez em suas aplicações, que são em menor número que o logotipo anterior, mas que podem ser expandidos através do uso de paletas diferentes, como o dourado, o branco/prateado, o roxo e o azul. Cada uma dessas combinações de cores foi pensada para responder a algumas necessidades que devem ser apresentadas no decorrer dos lançamentos do projeto.
E embora, ele faça menção a Runeterra, ele não se limita a isso, demonstrando que Runarcana é um sistema de RPG que pode ser utilizado para aventuras em diversos cenários, não apenas Runeterra, abrindo possibilidades futuras para outras adaptações de cenário ou mesmo publicações de cenários totalmente novos.
Referências Malditas
A fonte (tipo) já tinha sido escolhida, com o símbolo (logo) ainda em processo de desenvolvimento. Para a produção do logo, foram selecionadas diversas referências pesquisando logos já existentes com as palavras hexágono, runas, cristal, energy, entre outras, para que servissem como inspiração, abaixo estão algumas delas.
Como vocês podem ver, foram muitos os logos usados como referência, maior ainda foi a quantidade de iterações do logo, como pode ser visto abaixo.
Uma vez que o logotipo estava pronto, foi feita uma pesquisa no TinEye, no Google Images, em busca de logos similares para que não ocorresse nenhum problema. Como não foram encontrados logos iguais ou mesmo parecidos, passamos para a a fase de aplicação do mesmo, criando as peças onde ele seria usado, desde wiki, site, redes sociais, etc.
Após a aplicação, esse artigo começou a ser escrito, reunindo todas as informações geradas durante esse processo de criação do logo, no intuito de mostrar ao público as bases e as ideias. Foi nesse processo que acabei me deparando com o logo do jogo Shardbound e fiquei atônito com a similaridade, como vocês podem ver no logo do Shardbound abaixo:
Sim, é muito similar embora seja visivelmente diferente. Na mesma hora em que percebi isso, fiquei muito preocupado de ter cometido plágio, pois a ideia e o conceito do hexágono e da runa podem ser vistos nas diversas iterações do logo. Seria terrível cometer plágio, então abri novamente os vários documentos que foram sendo criados durante a confecção do logo, para tentar entender como isso teria acontecido.
Durante esse exame encontrei essa sequências de imagens que foram encontradas na internet pesquisando “hexagonal logos” e foram anexadas às referências.
Ao pesquisar pela fonte de imagem, acabei encontrando o Artstation de Samuel Thompson, que foi de onde veio essa imagem, parte de sua exploração gráfica na criação do logo de Shardbound:
Como pode ser visto, a “Runa” é muito similar à do símbolo central dessa exploração gráfica, mas sua principal inspiração era o conceito apresentado no logo de Targon, que pode ser visto tanto no painel com referências, quanto abaixo:
Durante a execução do logo do Runarcana, o logo de Shardbound não era conhecido, mas é inegável que é possível enxergar o mesmo como um dos resultados da exploração gráfica do Samuel Thompson.
Embora sejam similares, os dois logos são bem distintos, tanto em sua execução final, quanto em sua aplicação, por esse motivo, escolhi manter o logo.
Essa situação pode parecer problemática, no entanto é mais comum do que se imagina, conforme pode ser visto nesse artigo. As ocorrências de logos similares já é um acontecimento corriqueiro, por esse motivo, acredito não estar ferindo nenhuma ética ao utilizar o que foi criado por duas pessoas.
Essa nova fase de Runarcana é uma comemoração e uma celebração aos 5 anos de existência do projeto e do marco alcançado de termos finalmente entrado na reta final para a conclusão do sistema e o lançamento da tão sonhada versão 1.0 desse projeto.
Futuramente, falaremos a respeito da Nova Identidade Visual Runarcana, que contempla não apenas o uso do novo logotipo, mas também as escolhas de elementos estéticos e conceituais, além das famílias tipográficas escolhidas para compor todas as peças de Runarcana, desde livros, passando por site, ações de mídias sociais e muito mais.