Runarcana RPG

A Tecmaturgia

A Tecmaturgia

TL;DR: o link para o docs e o PDF está no final do artigo. Feedbacks devem ser feitos apenas pelo Discord oficial.

Finalmente está “pronto”!

Após meses de trabalho, posso apresentar a vocês “A Tecmaturgia”, uma espécie de suplemento/modificação do Runarcana antes de alcançar a versão 1.0.

O objetivo principal desse documento é trazer o complemento necessário para o sistema Runarcana, referente à Tecmaturgia, que era necessário após a remoção da classe do Tecmaturgo. 

Quanto à Tecmaturgia, o documento contém:

  • Regras detalhadas para Tecmaturgia e inventos/ aparatos/ dispositivos tecmatúrgicos;
    • Informações de mundo para o uso de Tecmaturgia
    • Dezenas de fórmulas para itens tecmatúrgicos
    • Regras para “hacking” de itens tecmatúrgicos
  • Atualização do Ofício de Inventor Tecmaturgo
  • Atualização de Heranças referentes á Tecmaturgia e a característica Energia

E embora o nome do documento seja “A Tecmaturgia” nele você pode encontrar também:

  • Novas regras para Materiais Raros como:
    • Gelo Verdadeiro
    • Petricita
      • Aço Rúnico
    • Pedra Runas Relicárias
  • Novo Mistério Elemental
    • Novas magias 
    • Atualização de magia
  • Atualização das Armas de fogo com
    • Revisão da armas de fogo atuais
    • Adição de novas armas de fogo 
    • Atualização do Lança-Chamas

No total o documento possui 73 páginas de documento original e autoral compartilhado com o público para avaliação e adequação para que possa ser integrado ao sistema. Muitos erros devem ter passado pela revisão, além disso, devido à quantidade de material apresentado, muitas coisas podem estar ainda desequilibradas.

O documento está sendo apresentado em sua versão 1.0, para deixar suas opiniões a respeito e ajudar no feedback, entre em nosso Discord, no fórum “Tecmaturgia” para que essas opiniões possam ser organizadas e consideradas para atualizações desse conteúdo antes do mesmo ser integrado ao sistema.

Agora, para os que gostam de ler historinhas, vamos para a história desse documento:

A classe do Tecmaturgo foi removida por diversos motivos já explicados, mas isso criou a lacuna de como lidar com os inventos, aparatos e dispositivos tecmatúrgicos, uma vez que eles eram a peça central dessa classe.

Quando iniciei o documento da Tecmaturgia, o objetivo era apenas criar algumas fórmulas adicionais para trazer esses itens para os jogadores e mestres de Runarcana, no entanto durante o processo de desenvolvimento do mesmo pude notar que novamente estava cometendo um erro.

Eram muitos itens com funcionamento parecido, criados sem muita lógica e em consistência com um sistema mais bem elaborado. Ao perceber isso, me vi entre publicar algo que eu sabia que não gostava, estava mal feito e teria que ser atualizado em não muito tempo, ou dar um passo para trás e organizar isso para que se tornasse coeso e funcional.

Durante esse processo muitas coisas aconteceram, como o jogo Song of Nunu, que trouxe novas informações quanto a Freljord, o Gelo Verdadeiro, os Yetis entre outros elementos que podiam modificar bastante algumas regras já existentes de Runarcana.

Uma dessas regras era a resposta para uma dúvida que tanto assolava a cabeça tanto desse que vos escreve, como de muitos de vocês: O que diabos é o elemento “Yeti”? A resposta para isso veio justamente com o melhor entendimento da magia Yeti, sua origem e seu funcionamento.

Apenas essa mudanças já fizeram  com que as regras para Gelo Verdadeiro fossem revistas e ampliadas, um novo elemento para a magia elemental (Ártico) fosse finalmente criado e inserido, completando a estrutura de magia de Runarcana e novas magias tivessem que ser criadas para dar corpo a esse Mistério de magia.

Como vocês devem imaginar, isso leva tempo e o que era para ser um documento com pouco mais de 10 páginas acabou se transformando nesse monstro de 73 páginas de puro texto e tabelas, algo que se recebesse algumas imagens e uma diagramação mais elaborada, facilmente poderia ser publicado como um suplemento.

Se pra você isso é bom, sabia que nem tudo foram flores, a quantidade de trabalho que isso exigiu, fez com que durante esse tempo o Repositório Magitek tenha sido atrasado até o ponto de ter sido suspenso temporariamente (ao que agradeço a atenção e paciência dos apoiadores), além de ter atrasado todo o cronograma publicados sobre as atualizações do Runarcana.

Finalmente terminei o documento e trago ele para vocês, tanto em uma versão PDF para download, quanto em uma versão para leitura no próprio Google Docs. 

Espero de coração que gostem do que está apresentado aqui, foi criado com muita paixão e totalmente de coração, embora eu saiba que muitas falhas ainda serão encontradas e trabalharemos juntos para que isso fique ainda melhor.

Ao pessoal que não fala Português, uma tradução para o Inglês está sendo preparada nesse momento e assim que ela estiver pronta, será publicada também, embora vocês possam utilizar o Google Translator para ter uma boa noção do que vem pela frente com esse documento.

Mais uma vez, obrigado a todos que apoiam esse trabalho, somente graças a vocês que eu posso dedicar um pouco mais de tempo para trazer isso à vocês.

A Tecmaturgia: PDF Docs

Deixe uma resposta