Esse é o Rework – Praticantes de Ki, conforme anunciamos anteriormente, várias das classes que foram criadas originalmente foram criadas em caráter “alfa”, por esse motivo ficamos atento ao feedback feito sobre as mesmas e organizamos aos poucos o rework de não uma, mas duas classes a serem apresentadas de uma vez, o Bodisatva e o Ninja.
Além do Rework dessas Classes, apresentamos também o Rework dos Sutras e dos mecanismo de uso de Ki, recurso “único” compartilhado apenas por essas duas classes.
O Ki e os Sutras (incluindo Vel-Sutra) se baseiam numa adaptação tanto de tradições taoístas, xintoístas, shugenda e do pouco que conhecemos sobre seus correlatos em Ionia, junto a um pouco do imaginário popular quanto a praticantes de artes marciais e inclusive “Filmes de Kung Fu”.
Inserir esse recurso para os Ninja era algo que já vislumbrávamos desde a criação da classe originalmente, mas que por receio de ser “liberdade criativa excessiva”, restringimos, afinal, nem todo fã de League of Legends é fã de Naruto para gostar de ver “Jutsus” pra lá e pra cá.
Como todo trabalho que fazemos no Runeterra RPG, nos pautamos no que é revelado e oficializado pela Riot como cânone do League of Legends, por esse motivo aguardavamos a conclusão do quadrinho “Zed” onde aprendemos mais sobre os Ninja, sobre os Kinkou e sobre a Ordem das Sombras.
Além das informações obtidas no quadrinho, enquanto esperávamos a conclusão a Riot Games lançou em seu Universo o Conto “o Arco e a Kunai”, ajustes na biografia do Kennen e um novo conto para ele, onde nos mostra o funcionamento geral da Ordem Kinkou e de seus ensinamentos.
Um conto do Reinos de Runeterra também foi muito importante para esse processo, onde se fala mais obre os poderes do Yasuo e de uma antiga Anciã de seu velho monastério e que as técnicas ensinadas nele não são apenas de Vento.
Ainda assim, colocar “jutsus” parecia um pouco forçado (embora fosse uma ideia divertida), mas com o vídeo com Shen e Akali, no qual ambos usam claramente habilidades que são esteticamente Jutsus, aquilo que parecia “liberdade criativa excessiva” se mostrou como a decisão correta.
Funcionando de maneira similar a magia, os Sutras não são magia e seus resultados não são mágicos, eles são de natureza metafísica, tal qual magia, mas produzem resultados físicos, por esse motivo, sutras não estão sujeitos às mesmas regras de magia e tampouco podem ser “cancelados” da mesma forma que magia.
Esperamos que esse rework agrade aqueles que aguardavam e aproveitamos para anunciar que ele já é válido para o Instituto da Guerra.
Aproveitamos para prestar nossos agradecimentos a nossos Apoiadores Oficiais, Isaias Vallejos, Lucas Kloster Campos, Nathaniel Lacerda, cujo apoio através do nosso Padrim, Patreon ou PicPay, permitem que continuemos a nos dedicar á criação de conteúdo para o Runeterra RPG.
Aproveitem, e usem seu Ki sabiamente!
Leave a Reply