Runarcana RPG

Runarcana e a OGL 1.1

Olá Invocadores!

Primeiramente, um feliz 2023 a todos, todas e todes!

Como devem ter visto, a atualização 0.94 acabou levando um “pouco” mais de tempo, e ainda assim não foi totalmente publicada, com runas, fórmulas e heranças ainda no forno para lançamento.

Mas infelizmente não vim falar hoje sobre a 0.94, vim falar sobre a paralização (talvez temporária) do desenvolvimento do Runarcana como um todo.

A OGL

Como alguns devem saber, a Wizards of the Coast (WotC) deve lançar o One D&D em 2024 e com isso alguns preparativos estão sendo feitos, o principal (e pior) sendo a OGL.

Para quem não conhece, a OGL é a licença que permite que utilizemos a base do D&D (d20) para o sistema, mesmo com o mesmo já tendo se afastado bastante de D&D.

Infelizmente (e essa palavra deve se repetir um pouco) os movimento da WotC não parecem ser os melhores, desde que uma versão da OGL 1.1 foi lançada, criadores do mundo inteiro estão atordoados com as possibilidades.

Em meu canal do Youtube estou cobrindo esse assunto há algumas semanas, mas nessa em específico chegamos em um ponto complicado que faz com que qualquer desenvolvimento possa ser trabalho perdido.

Por esse motivo, até dia 13 de janeiro de 2023, todo o desenvolvimento do Runarcana está paralisado, dia esse em que deve ser publicada a nova OGL que dará as cartas do cenário para que possamos continuar adiante.

O que isso significa? Runarcana continuará a existir, mas dependendo do que aconteça no dia 13 temos 3 caminhos a seguir:

1 – Lançamento da OGL da forma vazada

Com isso, ela passa a valer automaticamente e o Runarcana se torna inviável de continuar existindo e sendo trabalhado no atual formato, sendo necessária uma reformulação completa de sistema central.

Embora o Runarcana use a OGL e o SRD como base, muita coisa foi produzida nesses 4 anos que não faz parte do SRD e portanto não precisam da OGL para existir, mas muito da estrutura de fundo ainda precisa ser modificada. É um caminho longo e trabalhoso, mas que será seguido assim mesmo.

2 – Lançamento de um OGL melhor

Caso algum milagre aconteça, como a percepção da Hasbro e da WotC sobre a reação da comunidade influencie algo, vamos analisar o que é lançado e tomar uma decisão de acordo com isso.

Caso haja espaço, retomaremos a produção do Runarcana rumo à 1.0 e posteriormente seja tomada uma nova direção de sistema.

3 – Silêncio da WotC

Caso dia 13 chegue e não tenhamos nenhum lançamento da OGL ou mesmo nenhum pronunciamento da WotC, manteremos a paralização de desenvolvimento do Runarcana até que alguma notícia oficial seja veiculada.

Se torna impossível continuar qualquer desenvolvimento com base no sistema atual com essa possibilidade no horizonte, pois tudo que for feito usando esse sistema, pode se tornar completamente inválido com o lançamento dessa OGL.

É o fim?

Não, não é o fim, como vocês viram, existe sim a vontade para continuar, mas sem uma resolução não temos como saber para qual caminho seguir nesse momento, já que caso seja necessário uma completa mudança, isso levaria meses de desenvolvimento.

Como vocês devem imaginar, não é a melhor notícia que gostaríamos de dar, especialmente depois de mais de 200 páginas de atualização como foi o caso da 0.94. Essa possível mudança afeta de forma tão profunda Runarcana, que realmente ficamos atordoados com o acontecido.

Complicações

Caso tenha interesse , aqui estão algumas informações sobre o motivo da OGL 1.1 inviabilizar o Runarcana como existe atualmente:

Os dois pontos de apoio do Runarcana são a OGL 1.0a que existe atualmente junto ao Lenga-lenga Jurídico da Riot Games, que, junto ao contrato assinado em 2022, permitem que o Runarcana possa se manter no atual formato.

No entanto, a nova OGL faz com que qualquer conteúdo criado dentro dela possa ser usado pela WotC como ela bem quiser. Isso implica em qualquer material criado par ao Runarcana com essa nova licença em vigência estando sob esse problema, já que a Propriedade Intelectual usada para o Runarcana é de propriedade da Riot Games.

Como vocês devem imaginar, ter o contrato com a Riot games não dá ao Runarcana direito qualquer sobre a P.I., e continuar publicando a mesma ( ainda que de forma não comercial, como é feito) tem implicações jurídicas complicadíssimas.

Logo, se essa nova OGL realmente entrar em vigor, a única possibilidade real e responsável será a a criação de um novo sistema.

Projetos que se valham da mesma licença do Lenga-lenga Jurídico e da OGL, acabam caindo no mesmo problema, a diferença aqui fica na responsabilidade que cada um entende e assume, por esse motivo, escolhemos a transparência com vocês.

Pessoas com conhecimento de leis podem fazer uma análise mais direta e clara sobre isso, mas esse é o resumo do que afeta o Runarcana .

Atualizações

Como esse formato (post no site oficial) não é o mais ágil, pedimos que fiquem de olho em nosso Twitter oficial, onde manteremos vocês informados a respeito de qualquer novidade de forma mais ágil.

Adicionalmente, essa publicação também poderá receber atualizações, seja para informar novos desenvolvimentos da situação, seja para esclarecer qualquer ponto que tenha ficado nebuloso.

A data informada acima, dia 13 de janeiro de 2023, pode definir muito sobre o Runarcana e o RPG pelo mundo, então vamos aguardar que a história se desenvolva.

Obrigado pelo apoio!

Deixe uma resposta