Runarcana RPG

3 Years of Runarcana RPG

Parece que foi ontem que eu estava terminando de fazer a impressão para PDF da primeira versão do Runarcana RPG quando ainda se chamava Runeterra RPG, um documento feito no Word (sim, esse mesmo) com o propósito de adaptar algum conteúdo de Runeterra para o D&D 5ª edição.

Tanta coisa se passou nesses três anos, desde o “apocalipse” quando uma aventura oficial foi lançada e acreditei que o projeto teria que ser cancelado por estar conflitando com produtos da própria Rito Gomes, até mesmo o momento de coroação do sistema.

Em 2020, o sistema teve que mudar de nome, mas isso não foi algo ruim, pois tal mudança foi causada pela maior conquista até então, o Runarcana RPG passou a ser um projeto oficialmente licenciado pela Riot Games. Pois é, esse projeto que completa hoje três anos, tem a autorização da Riot para continuar sendo produzido e desenvolvido para entregar à comunidade uma experiência fantástica em RPG de mesa.

Entre muitos altos e baixos, a equipe do Runarcana RPG que nunca foi completamente estável, acabou sendo desfeita e isso fez com que eu parasse por um momento para reavaliar tudo. Ao observar a “casa” do Runarcana, percebi que era bagunça para todo lado, muita coisa precisava ser revista, processos precisavam ser defiunidos e métricas novas deviam ser estabelecidas, especialmente pelo projeto ter passado de ser mantido por uma equipe, para ser mantido por apenas uma pessoa.

Uma das primeiras diretrizes dessa organização da casa foi relembrar o sentimento que me fez iniciar todo esse projeto que começou com menos de 80 páginas e atualmente conta com mais de 1500 páginas escritas entre conteúdo oficial, material de suporte, conteúdo adicional e diretrizes para desenvolvimento de novos projetos.

Após um tempo bem atarefado de organização, finalmente a casa está arrumada e o Runarcana voltou a ter uma equipe, ainda que pequena, é uma equipe que tem se mostrado extremamente eficiente, com energia, vontade e mais importante, cientes de que o que estão produzindo é um privilégio e não um direito, o privilégio de poder trabalhar com a propriedade intelectual da Riot Games para produzir um RPG de mesa fantástico.

0.93

Em meus planos originais, nessse terceiro aniversário seria publicado o Runarcana RPG 0.93 mas infelizmente graças a esses problemas organizando a casa e, felizmente, graças a um mês extremamente produtivo (obrigado Final Level, Riot Games, Arcane e Ruined King), o atraso foi ainda maior e, entre fazer um lançamento apressado e fazer um bom lançamento, ficou decidido que essa versão será adiada para o início de 2022.

Para quem acompanha as notícias do Runarcana ou me apoia, uma prévia do que está por vir nessa versão já foi apresentada. Ela representa muita coisa positiva e a principal delas é a reconexão com o propósito inicial que eu tive três anos atrás quando criei esse projeto, um sistema de RPG que funcione de forma similar aos sistemas que tanto joguei nos anos 90 e 00 como AD&D 2nd Edition, GURPS, Storyteller (Vampire, Werewolf, Mage, Changeling), Shadowrun, D&D 3 e 3.5, entre outros.

Uma coisa importante e comum a esses sistemas é que não existia uma necessidade de que todas as regras fossem estritas e totalmente fechadas, com vários pontos abertos a interpretação sem uma estrutura de regras que iniba mestre ou jogador de poderem viver suas fantasias e história.

Runarcana foi criado para ser um sistema que se valida na narrativa e na exploração mediados pelo responsável por isso, o Mestre de Jogo, cabendo a ele a responsabilidade de balancear o que achar necessário, desde regras, passando por origens, classes e tudo o mais. O Runarcana RPG não é um manual de como o sistema deve ser jogado, mas sim um guia para auxiliar que isso aconteça.

Com esse pensamento e resgate, chegamos a um ponto importante para o sistema:

Nexus

O projeto do Runarcana RPG continua a ser um projeto feito de fãs para fãs, sem fins lucrativos e, por esse motivo, é importante ressaltar que toda ajuda que se alinhe com os propósitos do projeto é bem vinda através do voluntariado. O Nexus surgiu como uma necessidade de deixar bem claro vpários pontos sobre o sistema, se tornando um documento geral de parametrização do sistema e do projeto, bem como uma reapresentação dos objetivos do mesmo, além de projetos auxiliares que pretendem trazer ferramentas que auxiliem novos jogadores.

Nele (Nexus) é possível encontrar formas de colaborar com as mais diversas habilidades, mas é importante e imprescindível que as pessoas que queiram participar estejam cientes do seu conteúdo, que é apenas uma mera formalidade, que resume as obrigações e deveres de se trabalhar com um projeto que, possui uma licença especial para operar de forma legalizada dentro do Legal Jibber Jabber da Riot.

Qualquer pessoa que procure ler sobre isso, entenderá que o Nexus apresenta está apenas um resumo disso, que todos que optam por trabalhar com a propriedade intelectual de terceiros, no caso da Riot Games, estão aceitando apenas por iniciarem esse trabalho.

Com o Nexus, espero que novos colaboradores se sintam estimulados a trazerem sua energia e boa vontade (aliados a disciplina e responsabilidade) para dar continuidade ao nosso objetivo do 1.0 no horizonte cientes que embora sua criatividade seja o que alimenta o projeto, a mesma está a serviço dessa propriedade intelectual que não pertence a mim ou a qualquer um que não seja a Riot Games.

Nerfs

Voltando a falar sobre o 0.93, uma coisa que pode ser esperada dele é a presença de nerfs substanciais para muitas classes e características, incluindo a remoção de algumas características que estão em excesso, fortalecendo demais o pilar de combate e muitas vezes ignorando os pilares de interpretação e exploração.

Parte desses nerfs se faz necessária pela forma como o desenvolvimento do sistema acabou sendo conduzido nos últimos tempos, com excesso de opiniões enviesadas para uma determinada forma de jogar RPG que foram fruto de uma direção confusa e atrapalhada, tentando agradar a mais de um objetivo que definitivamente não eram o objetivo inicial.

É óbvio que um projeto que alcance esse tamanho sofra alterações, tenha um crescimento e desenvolvimento da visão original do mesmo, mas ainda assim, essa evolução deve respeitar a essência do projeto, do contrário, o barco fica à deriva e qualquer destino pode ser bom o bastante. Dito isso, falemos sobre o que o futuro nos reserva:

Futuro Imediato

O Futuro Imediato do Runarcana RPG envolve primeiramente o lançamento da versão 0.93, com os já citados nerfs e atualizações de classes que são esperadas por muitas pessoas. Em adição a isso, teremos a primeira nova classe adciionada ao sistema em um bom tempo.

O Xamã chega para preencher um espaço narrativo bem específico, modificando como algumas subclasses (e até mesmo classes) funcionam, trazendo um novo sistema de interação com a magia (e até mesmo de desenvolvimento de spellcasting) com a classe sendo naturalmente uma classe “quase-conjuradora”.

Sendo uma nova classe, novas rodadas de ajustes e atualizações devem surgir, mas acredito que seja uma adição excelente ao sistema justamente pela forma como a classe funciona e como ela interage com outras regras e conceitos de mundo extremamente importantes.

Além do Xamã, podemos esperar em um espaço menor de tempo a atualização 0.94, que além de contar com a revisão e ajustes do conteúdo da 0.93, contará também com novos capítulos para o Livro do Runarcana RPG, tudo em prol de conquistar o 1.0 , PDF definitivo do mesmo (sim, eu também quero ter o livro impresso em minhas mãos).

Não posso prometer, mas tentaremos ao máximo evitar edições intermediárias, sabemos que coisas como 0.92 b, c e até mesmo d, não são ideais, mas caso algo seja extremamente urgente, continuaremos a contar com essa forma de atualizar o sistema de forma dinâmica.

Isso nos leva a coisas ainda mais distantes, que devem ser desenvolvidas no decorrer de 2022 e até de 2023, coisas que podemos chamar de “Futuro no Horizonte”:

Futuro no Horizonte

O Futuro no Horizonte do Runarcana RPG consiste na conclusão do sistema (através da 1.0) lançando assim o Core do sistema e seu primeiro suplemento. Após longas deliberações e considerações sobre as possibilidades, foi decidido que o Runarcana RPG será lançado em 2 livros, um contendo todo conteúdo necessário para jogar, criar aventuras e mestrar e um segundo livro contendo recursos adicionais para mestres e jogadores.

Não estamos falando aqui de um livro do jogador e livro do mestre, o Runarcana mantém seu objetivo de precisar de apenas um livro para qualquer jogador e mestre, com suplementos trazendo conteúdos adicionais, expansão de regras, regras alternativas entre outros recursos que devem ampliar a experiência e também permitir que algumas em específico tenham uma determinada curva de foco.

Para que isso seja possível, o Runarcana Core contará com todas as regras necessárias, mas terá um número reduzido de subclasses, runas, aprimoramentos, heranças, magias, sutras e outros recursos diversos, com todo o resto do conteúdo oficial já criado sendo apresentado nesse primeiro suplemento (ainda sem nome) que deve ser publicado simultaneamente com o Core.

A pré-seleção desse conteúdo levará em conta fatores como abrangência, presença de conteúdo o mais amplo possível que deve abordar o maior número de opções conhecidas, recursos básicos e correspondência com as fantasias mais recorrentes, logo, não se preocupe que o Arcano tenha apenas três subclasses no Core, tudo que foi produzido será publicado nesse suplemento.

Dito isso, os planos do Runarcana continuam de vento em popa, com parte desse planejamento sendo expresso através do calendário fixado que tem como limite o segundo semestre de 2023. Portanto, com um ano e meio de calendário, esperamos conquistar o seguinte:

  1. Runarcana Core -Livro de sistema contendo todo material necessário para criar personagens, aventuras, criaturas e regras para conduzir jogos sem a necessidade de qualquer livro-acessório adicional.
  2. Suplemento ainda sem nome – Um suplemento contendo toda carga criativa do Runarcana com um enfoque menor em regras gerais, apresentando as opções que já foram criadas como complemento ao Core.
  3. Livro de Criaturas (Parte do Santangelo) – Ao invés de demorar tempo demais para ter um livro enorme com criaturas, elas serão sleecionadas e publicadas em conjuntos temáticos poouco a pouco.
  4. Suplemento de regras simplificadas – Uma estrutura de regras extremamente simplificada para facilitar o ingresso de novos jogadores ao custo de menor personalização, um pacote inicial e mais amigável.
  5. Conjunto de regras avançadas – Uma expansão opcional de várias regras que visam ampliar ainda mais as possibilidades de criação e interpretação dando aos que gostam de mergulhar em águas profundas, material de sobra para amplificar as possibilidades.
  6. Suplemento de coisas “esquecidas” e “abandonadas” – No decorrer do desenvolvimento do mundo de Runeterra através dos duiversos Jogos da Riot Games, muitos conteúdos foram deixados de lado, outros foram modificados de forma imensa e alguns outros apresentam apenas possibilidades. Tudo isso terá o seu lugar.
  7. Livro de Atualizações – Esse sétimo livro será a atualização do Runarcana quanto ao conteúdo que seja lançado oficialmente pela Riot Games no decorrer desse tempo, sabemos que novos campeões devem ser apresentados, novas regiões, cidades e conceitos podem surgir e ao invés de reformular o 1.0 será mais fácil e prático lançar esse conteúdo através do site, da wiki e eventualmente consolidando o mesmo em um livro de atualizações.

Como vocês podem ver, planos grandiosos estão traçados para o futuro do Runarcana RPG, seja ele imediato ou no horizonte.

Considerações Finais

Como puderam ver, os planos do projeto Runarcana continuam seu desenvolvimento com energia renovada em especial pela nova equipe, pelo lançamento de Arcane e do Rei Destruído. Todo esse conteúdo já está em diferentes estágios de desenvolvimento e estão alinhados para tornar o sistema algo coesivo, com conexão com às fantasias de Runeterra e aventuras nesse mundo fantástico.

É a primeira vez que um mapa de atualizações tão ambicioso é apresentado aqui, com tanta informação sobre o futuro e um imenso compromisso sendo assumido publicamente. Sei que muito trabalho será necessário para alcançar esses objetivos, no entanto é apenas estabelecendo padrões elevados que algo realmente bom pode ser feito.

Parte desses planos podem sofrer alteração no decorrer do tempo, afinal, imprevistos acontecem e em um calendário tão amplo, muitas coisas podem ser removidas, adicionadas ou completamente alteradas. Fiquem sempre de olho nos canais oficiais de comunicação do Runarcana RPG para acompanhar como se desenvolvem esses passos.

Agradecimentos

Sei que o texto foi longo mas foi extremamente necessário.

No entanto, ainda mais importante e necessário, é deixar aqui os agradecimentos a todas as pessoas que passaram pelo Runarcana RPG nesses 3 anos de existência, seja a antiga equipe que contribuiu muito para que pudéssemos chegar até aqui, a todos vocês que acompanham o projeto independentemente de quanto tempo seja, a todos que ingressam nessa missão de elevar o Runarcana RPG a novos patamares e também a aqueles que ainda venham se juntar a isso.

Se já conquistamos tanto em três anos, imagine o que conseguiremos conquistar no próximo 1 ano e meio de calendário com a experiência adquirida, energia renovada e a visão inicial restaurada?

Estamos apenas começando…

OBRIGADO A TODOS, UM FELIZ FINAL DE ANO E NOS VEMOS EM 2022!

4 Responses

    1. Olá Nagi, o Xamã possui inspiração parcial no Udyr, parcial pois o que conhecemos dele tanto dentro de jogo quanto em lore e até mesmo no que vimos sobre seu rework, serem apenas parte da classe que busca ser mais ampla.

Deixe uma resposta