Runarcana RPG

Runeterra e RPG para iniciantes

Runarcana and RPG to Beginners

Jogar RPG é uma atividade que se iniciou nos anos 70 e desde então tem conquistado cada vez mais pessoas, evoluído como um hobby para jogadores e desenvolvido um cenário global profissional. Esse cenário abrange desde autores, passando por ilustradores, diagramadores e toda uma indústria que fazem com que, nesses quase 50 anos, muita coisa tenha sido criada e muito tenha se desenvolvido.

Talvez você tenha chegado até aqui justamente querendo saber o que é RPG, talvez você apenas esteja procurando informações sobre como jogar esse tal RPG. No decorrer desse artigo procurarei abordar ao máximo as questões que são consideradas fundamentais para quem se interesse por isso. Portanto, iniciemos pelo assunto do qual que esse site trata mais diretamente:

Runarcana

Com o propósito de adaptar o mundo de Runeterra com sua história única, campeões e criaturas, em um cenário de RPG, o Runarcana foi criado . Por isso, inicialmente os esforços foram concentrados em facilitar essa adoção por pessoas que já jogassem RPG e já tivessem conhecimento de algum sistema. Logo, como ele é baseado em Dungeons and Dragons 5ª edição, é nesse sistema que está nosso enfoque.

Podemos dizer que existem três objetivos gerais com o desenvolvimento do Runarcana:

  1. Adaptar o mundo de Runeterra para que jogadores de RPG que também jogam League of Legends, possam jogar aventuras nesse mundo/ cenário, com regras universais e padronizadas.
  2. Facilitar a compreensão do cenário de Runeterra, para que jogadores de RPG que não joguem LoL possam se interessar em jogar RPG em Runeterra.
  3. Fazer uma ponte para que jogadores de LoL que nunca jogaram RPG, possam explorar ainda mais o mundo de Runeterra através do RPG.

O caminho até agora

Dessa forma, com isso em mente, os dois princípios iniciais já estão bem encaminhado. Pessoas que estão acostumadas com o LOL e com o Runarcana já estãojogando aventuras frequentemente. Para muitos, isso é a realização de um sonho, unindo duas paixões, o lolzinho e o RPG . Além disso, pessoas que não costumavam jogar LoL (mas já jogavam RPG) começaram a jogar o Runarcana e se aproximaram do LoL.

Dica

A primeira e mais importante dica para quem se interessa por RPG é: Não tenha preguiça de ler

No entanto, o terceiro princípio não recebeu muita atenção até esse momento: Afinal, como um jogador de League of Legends que jamais jogou RPG, pode começar a jogar? Como ele pode aprender a respeito do tal Dungeons and Dragons (D&D) e como ele pode se munir de algum conhecimento para não cair totalmente de paraquedas?

Assim sendo, procuramos separar e organizar um material de introdução e instrução para auxiliar novos jogadores, afinal, um companheiro de duo pode muito bem se interessar no tal RPG e como você começaria a abrir as portas para ele nesse caminho?

A primeira e mais importante dica para quem se interessa por RPG é: Não tenha preguiça de ler, ler é algo essencial para isso. Em muitos momentos que você quiser entender algo melhor ou aprender mais, você terá de ler os livros (sim, eu disse os, pois normalmente são mais de um) daquele sistema que você estiver jogando ou estiver interessado em aprender.

Portanto, o conteúdo apresentado nesse artigo apresenta diversos sites, canais de Youtube e diversos criadores de conteúdo. O intuito disso é facilitar ao máximo que, pessoas que nunca jogaram RPG de mesa, possam se familiarizar o bastante e não se sentirem totalmente perdidos em sua primeira sessão.

O que é exatamente RPG?

Uma simples busca pela internet por “O que é RPG” vai te levar a diversos artigos e sites explicando isso. Mais importante e interessante do que explicar o que é mais uma vez, em mais um artigo, é interessante indicar conteúdo que já tenha sido criado e que demonstre exatamente isso mas com o qual tenhamos concordância. Por isso, indicamos os seguintes artigos e vídeos:

  1. https://super.abril.com.br/tecnologia/o-que-sao-os-jogos-chamados-rpg/
  2. https://www.youtube.com/watch?v=kjCsNUqKL4M
  3. https://www.youtube.com/watch?v=uruUawtQc2k

D&D e sua 5ª edição

Ciente já do que é, talvez sua próxima pergunta seja, o que é essa 5ª edição do qual tanto se falou até agora?

Abaixo estão algumas playlists de canais que fizeram um excelente trabalho explicando muito sobre RPG no geral ou mais especificamente sobre a 5ª edição do D&D.

Formação Fireball: BASIC ATTACK – Quinta edição

https://www.youtube.com/playlist?list=PLBUHZABfdSE7YWveKpq4dfA75CMYtw2pP

Vertente Geek: D&D 5ed (Guias e Tutoriais)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLa0CufQAgqRMHSWbYYzN_dT2VTo1p9HCS

Game Chinchila: Jogando RPG | D&D 5.0 | 1ª Temporada

https://www.youtube.com/playlist?list=PLG6xX6T6u7nkFTBY44FXKzCUgoqQSL5iO


Além dessas playlists abaixo estão dois sites extremamente úteis para consulta de regras e materiais da 5ª Edição de Dungeons & Dragons.

Assistente de Conjurador (site com todas as magias dos livros de D&D 5e):

https://dnd5spells.rpgist.net/pt-BR/spells

Ferramenta para consulta rápida (em inglês) para jogadores e mestres de D&D 5e:

https://5e.tools/5etools.html

Quero jogar, como faz?

Atualmente mantemos uma iniciativa chamada “Instituto da Guerra” em nosso Discord. O Instituto é uma forma de poder jogar aventuras sem ter tanto compromisso, algo necessário em uma mesa que se reúna semanalmente onde uma história se desenvolva gradativamente, é uma forma excelente de entender mecânicas e poder se divertir.

Em minha época aprendíamos a jogar com amigos, descobríamos mais em livrarias e revistas e em encontros anuais (os saudosos EIRPG). Nesses encontros tínhamos espaço para jogar com novas pessoas, novos mestres para conhecer ideias e abordagens diferentes bem como novos jogadores além de poder experimentar novos sistemas. Mas isso faz mais de 10 anos.

No entanto, hoje em dia muito acontece pela Internet, até mesmo com grupos consolidados e de longa data, é comum que usem uma entre as várias plataformas que existem por aí para jogar com amigos. Desde usar uma simples chamada em voz com amigos, passando por estruturas mais complexas com vídeo chamada munida de ferramentas online, as pessoas encontram formas de jogar.

Aqui estão algumas das plataformas mais conhecidas e bem estabelecidas:

  1. Roll20
  2. FantasyGrounds
  3. D&D Beyond
  4. RRPG Firecast

Cada uma dessas plataformas possui suas características e valores. Algumas possuem uma forma gratuita, mas limitada, enquanto outras servem apenas um serviço pago. O mais importante é que você e seu grupo encontrem uma forma de jogar juntos e que caiba em seu bolso.

Conclusion

Já que, talvez esse artigo nãos seja o mais elucidativo, uma vez que aponta para vários lados para que vocês encontrem finalmente o que RPG, como começar a jogar e até mesmo como aprender mais. Isso é uma forma de prepará-los para que possam encontrar as informações por si.

Além de tudo que foi exposto aqui, o próprio livro básico do Runarcana, que pode ser encontrado na página de Downloads, possui em seu início links para acessar o SRD/DRS que contém todas as regras necessárias que não estão no próprio livro básico do Runarcana.

Caso você encontre alguma dúvida a melhor e mais importante dica é “Leia o Livro”. Eventualmente, se mesmo assim as dúvidas persistirem, venha para o Discord do Runarcana, onde você sempre encontrará pessoas dispostas a ajudar.

Ademais, espero que esse artigo tenha sido instrutivo o suficiente a aponte a você formas de aprender mais, conseguir jogar e encontrar aventuras para ter excelentes aventuras!

One Response

  1. Na aba de transformação dos Vastaya, não entendi direito como funciona a duração da transformação

Deixe uma resposta